Confira os benefícios e vantagens de se tornar um Jovem Aprendiz do Banco Itaú

Regido pela Lei do Aprendiz, o programa Jovem Aprendiz tem o objetivo de promover a inclusão social e profissional de jovens na faixa etária de 14 a 24 anos de idade, sobretudo, na aquisição do primeiro emprego. Perante a lei, empresas de médio e grande porte precisam disponibilizar vagas de aprendizes no quadro de funcionários.

O Jovem Aprendiz é um trabalhador regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), tendo direito a praticamente todos os direitos e benefícios que um trabalhador formal tradicional. É o caso das férias após 12 meses de trabalho, com a particularidade de que o menor de 18 anos deve tirar férias que coincidam com o período de recesso escolar.

Mas não para por aí. O Jovem Aprendiz também tem direito a benefícios trabalhistas e previdenciários, como o 13º salário, o seguro desemprego, FGTS (com alíquota reduzida para 2%) e vale transporte. Esta é uma excelente oportunidade para quem deseja iniciar uma carreira profissional, mas ainda não obteve êxito mesmo após passar por várias entrevistas.

Quem tem direito ao Jovem Aprendiz?

Infelizmente, nem todos estão autorizados a participar do programa, tendo em vista que existem alguns regulamentos e decretos que precisam ser respeitados. Isso porque, o objetivo principal do Jovem Aprendiz é estimular a aquisição do primeiro emprego e auxiliar na formação profissional de jovens por todo o Brasil.

Esta é a razão pela qual o programa é direcionado a jovens de uma faixa etária específica. Quer dizer que para ser um Jovem Aprendiz é preciso ter entre 14 a 24 anos de idade. Além do que, o jovem deve se submeter a um curso de capacitação a ser promovido pelo empregador, com o propósito de designar qual será sua função no local e então conquistar a vaga disponível.

  • Ter idade entre 14 e 24 anos;
  • Ser estudante do ensino fundamental ou médio;
  • Nunca ter participado do programa antes;
  • Ter boa frequência escolar;
  • Não ter nenhum registro na Carteira de Trabalho;
  • Possuir entre 4h a 6h diárias disponíveis.

Vale destacar que quem já concluiu o ensino médio ou está matriculado em algum curso do ensino superior também pode ser contratado como Jovem Aprendiz. Mas para isso, é preciso que todos os outros critérios de elegibilidade sejam cumpridos integralmente.

Quanto ganha um jovem aprendiz?

O salário de um Jovem Aprendiz é proporcional ao salário mínimo, que este ano é de R$ 1.212. Além do salário fixo, a empresa ainda deve arcar com os demais encargos trabalhistas e direitos previdenciários, como:

Benefícios da empresa que contrata um Jovem Aprendiz

A vantagem do programa é mútua, neste caso, a empresa que contrata um Jovem Aprendiz seguindo toda a legislação é contemplada pelos seguintes benefícios fiscais:

  • Pagamento de apenas 2% de FGTS do funcionário (alíquota 75% inferior à contribuição normal);
  • Dispensa da necessidade de aviso prévio remunerado;
  • Isenção de multa rescisória.

Jovem Aprendiz Itaú

O Unibanco, mais conhecido como Itaú, foi criado em 2008 e hoje configura como uma das maiores instituições financeiras do país. Está ativo em 21 países e só no Brasil totaliza mais de 5 mil agências bancárias e 26 mil caixas de atendimento.

Com todo esse crescimento, já era de se esperar que este banco fosse parceiro do programa. De acordo com a Lei do Aprendiz, a parceria é um benefício mútuo entre empregado e empregador.

Para o Jovem Aprendiz, a abertura de oportunidades, para as empresas, a chance de formar profissionais e ter funcionários jovens e proativos compondo o grupo empresarial.

De acordo com o Banco Itaú, o Jovem Aprendiz Itaú pode atuar das áreas de administração central ou nas redes de atendimento das agências. São, portanto, chances de contratação em todo o solo nacional.

Os pré-requisitos de contratação do programa Jovem Aprendiz do Itaú depende a empresa pelo qual está sendo feita a inscrição.

Para os interessados em entrar no Itaú, as regras do Jovem Aprendiz Itaú são:

Ter faixa etária entre 16 e 22 anos. Para trabalhar em agências é necessário ter uma idade superior a 18 anos;

Concluinte do Ensino Médio;

Características importante como facilidade de resolução de problemas, ser ativo e proativo, disponibilidade de executar várias funções;

Jovens em situação de vulnerabilidade social e alunos advindos da rede pública de ensino.

Se selecionado, o Jovem Aprendiz Itaú tem direito de receber:

Vale-Alimentação;

Plano de Saúde;

Seguro de Vida;

Vale-Transporte.

O processo de inscrição está fundamentada em 4 etapas. São elas:

  • Cadastro e teste na modalidade online;
  • Entrevista em formato coletivo acrescido de metodologias de dinâmica de grupo;
  • Entrevista em formato individual;
  • Processo de admissão e contratação do Jovem Aprendiz Itaú.

Vagas e inscrições para Jovem Aprendiz Itaú

O processo de inscrição é realizado pelo site oficial do Banco Itaú. Para isso, você precisa seguir o passo a passo abaixo:

  • Acessar o portal oficial do Itaú;
  • Clicar em trabalhe conosco;
  • Vá para inscreva-se;
  • Clique em deixe seu currículo.

Depois dessas etapas, basta esperar o banco entrar em contato. É muito importante que os dados cadastrais estejam sempre atualizados pois é por meio deles que será feita convocação para as entrevistas e uma posterior admissão à vaga.

O processo de procura por oportunidades é fácil. Por meio deste site, você pode encontrar vagas por estados, cidades e nível. De acordo com o site, há a presença de 340 vagas.

Fonte: FDR – Imagem: Reprodução/Internet

Anúncio